segunda-feira, 25 de abril de 2016

DECISÃO

Olá gente linda!! 
Como prometido, hoje vou compartilhar minha 
aula de Neurolinguistica do último sábado lá do Ateliê G'Ávila,
 da minha mestra querida Gloria D 'Ávila.

Clique aqui para conhecer o blog dela.
E aqui para conhecer os trabalhos de seus alunos.

O tema de hoje é ..."Decisão"
Como vc faz pra tomar uma decisão??



Acompanhe o texto abaixo e faça uma auto-análise. 
Você se surpreenderá com as respostas.
Boa Leitura !!!!


Tomar uma decisão implica em assumir responsabilidade.
 É por isso que tanta gente recorre aos outros perguntando: 
“O que devo fazer ? O que você acha de tal situação? Se você estivesse em meu lugar, o que faria ?” 

Quando seguimos a decisão dos outros, temos a quem apontar como culpado quando não dá certo. Quando dá certo, criamos uma dependência em relação à pessoa, que muitas vezes se torna o nosso “guru”, o nosso “conselheiro”. 

Permitir que os outros decidam por nós retarda o nosso crescimento, a nossa responsabilidade, a nossa evolução, o nosso despertar. 

A vida está a cada momento, lançando desafios. 
“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir  ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o DECIDIR.” (Cora Coralina) 

Por que a maioria das pessoas tem dificuldade em tomar decisão ? 

Por causa do paradigma da sociedade, a que pertencemos, e isso está registrado no inconsciente familiar e coletivo. Começa na família: os pais decidem o destino dos filhos. O que comer, o que vestir,  onde estudar, o que estudar, em que se formar, qual o melhor emprego, até com quem casar, onde morar, etc, etc, etc. A sociedade também decide o que comer, o que vestir, onde frequentar, o padrão físico... A mídia interfere tanto, que quando decidimos, ficamos na dúvida se a decisão é nossa mesmo. 

Para aprender a tomar uma decisão, precisamos sair do EGO (maria-vai-com-as-outras) e construir o EU VERDADEIRO. Isto só é possível através do Autoconhecimento. Pergunte-se: Quem sou eu? O que fizeram de mim? O que eu quero ser? O Eu Verdadeiro só aparece quando:

 “Eu sei exatamente o que desejo da vida.”
 “Traço minhas metas.” 
“Visualizo um alvo de cada vez.” 
“Livro-me de lembranças do passado e de preocupações com o futuro.” 
“Vivo intensamente o momento presente.”


Não basta decidir.
 É necessário aprender a manter o FOCO, em você mesmo. 

Ficamos indecisos quando colocamos o foco nos outros. Temos recaídas quando vem na mente: “O que vão pensar de mim?”.  O importante é o que você pensa sobre você mesmo, porque cada pessoa é o que ela pensa ser.  

 Veja-se no teatro da vida, como o astro principal. Dê atenção a você. Seja gentil, carinhoso, amoroso, paciente, tolerante, agradável com você mesmo. 

Aprenda a fazer somente o que gosta e a gostar de tudo o que faz. 

Aprenda a dizer NÃO: à tristeza, à dúvida, à melancolia, à preguiça, à raiva, à carência, ao desânimo, à ansiedade, à infelicidade, à doença, à 
interferência dos outros.  

Aprenda a dizer SIM: à alegria, à certeza, ao entusiasmo, ao otimismo, à serenidade, à prosperidade, ao sucesso, à felicidade, a sua intuição, ao Amor. 

O que nos ajuda muito a ser uma pessoa decidida é conhecer as Leis Universais. Através desse conhecimento, temos certeza absoluta do resultado de nossas escolhas. 

Quando colocamos nossa atenção na maldade, o mal se volta contra nós. Quando damos atenção à bondade, o bem vem em nossa direção. 

Dar atenção à maldade é ocupar a nossa mente com pensamentos de: medo, insegurança, desconfiança, ciúme, traição, inveja, fofoca, desonestidade, falcatruas, competição, violências, fracassos, preconceitos, crimes, acidentes e todos os comentários negativos tão divulgados pela mídia e tão comentados pelas pessoas. 

Aquilo que comentamos se volta contra nós, se instala em nós. 

Dar atenção à bondade é ocupar a nossa mente com pensamentos de: generosidade, confiança, serenidade, paciência, tolerância, altruísmo, cooperação, construção, felicidade, prosperidade, sucesso, oportunidades, positividade. 

Tudo a que damos atenção passa a fazer parte da nossa vida e é isso o que espalhamos por onde formos: 
casa, escola, trabalho, religião, lazer, etc. 

Faça uma análise de suas escolhas e tome uma decisão já ! 

Deus dá a todos os seres humanos o direito de escolha. Podemos escolher o que semear, mas... seremos obrigados a colher o fruto  que semeamos.
Esta Lei atinge a todos. 
Ninguém pode ajudar ou prejudicar ninguém a não ser a si mesmo.

 É por isso que deixamos de vigiar a vida dos outros e passamos a dar atenção somente a nossa vida. 

Mantenha o FOCO em si mesmo. Vigie pensamentos, palavras, sentimentos e atitudes. Faça uma nova semeadura. 
Perdoe-se pelo passado tão sofrido, quando você não tinha este conhecimento e seguia a lei do olho por olho, dente por dente.

Esta lei nos fazia vingativos, ciumentos, revoltados, sofredores. 
Agora, que conhecemos que a Lei verdadeira é a Lei da Atração, instalamos a serenidade, a confiança, a certeza, a justiça, a felicidade em nossa vida. 

Além disso, tiramos um peso enorme dos nossos ombros. Somos responsáveis apenas por nós mesmos. Não temos responsabilidade nenhuma pela vida dos outros. A cada um foi dado apenas o seu próprio destino. O nosso destino não está nas mãos de ninguém.

 Somente nós podemos DECIDIR como será a nossa vida. 

A vida é feita de CAUSA e EFEITO. Cada um de nós é AGORA o que semeou no PASSADO. Cada um de nós será no FUTURO o que semear no PRESENTE. 

Toda pessoa pode mudar a sua vida. O momento da DECISÃO é no Aqui e Agora. Decida agora ser feliz. Decida ser o Programador da sua vida. Decida tomar nas próprias mãos as rédeas do seu destino.


Adaptação do Artigo: “Mantenha o Foco e Evite Recaídas”, por Flávio Bastos, Site Universo Natural


Espero que tenham gostado!

beijokassss

e uma semana abençoada pra todos nós!!!

Valeria


2 comentários:

  1. Querida Valéria Estou muitíssimo emocionada com a sua publicação e com a divulgação dos meus BLOGs. Você é realmente uma pessoa muito ILUMINADA. Agradeço a Deus ter colocado você em minha vida. Tenho certeza que o Criador está muito orgulhoso de você e do seu trabalho. Esta sua Missão é muito LINDA !

    ResponderExcluir
  2. Eu precisava ler isto Valeria, obrigada por compartilhar tão belas verdades. Concerteza ganhou uma inscrita aqui do blog. Bjos!

    ResponderExcluir

Olá !!!!!
Que delícia ter você por aqui...Se me deixar um comentário ficarei muitíssimo feliz!!!!....Sua presença aqui ilumina meu dia!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...